Como participar da campanha pela DEMOCRATIZAÇÃO DA MÍDIA?

Como participar da campanha pela DEMOCRATIZAÇÃO DA MÍDIA?
LEI DA MÍDIA DEMOCRÁTICA KIT COLETA Todo cidadão/cidadã pode buscar voluntariamente as assinaturas para o projeto. Disponibilizamos abaixo um kit com o material necessário para o diálogo nas ruas. Clique na imagem acima.

Seguidores

#naovaitergolpe

#naovaitergolpe
Acesse Frente Brasil Popular

domingo, 3 de maio de 2015

Boletim OCUPAÇÃO na SECULT ES - atenção amanha é o dia de mobilização total

URGENTE: Militantes, juventude, estudantes, movimentos sociais e sindicais. Mobilização será importante
URGENTE Blogueiros do ES e de FORA DO ES.
PEDIDO de pautas

 OCUPAÇÃO DA SECULT. ES:

Amanha, segunda-feira, está marcada a reunião entre o movimento cultural do ES e o Secretario de Cultura . Vivemos num estado onde uma OSCIP faz o controle e ' escoamento' de verbas da Cultura. Vivemos anos (todos do gov. hartung ) sem um conselho de cultura.
descaso total .
Os movimentos culturais ocuparam a SECULT após o secretario João Gualberto  mandar a puta que pariu ( FOI ISTO MESMO) aos que estavam reunidos em reunião para questionarem assuntos pertinentes e legitimos da Cultura o estado.
Este foi , a meu ver, um dos fatos mais históricos ( a OCUPAÇÃO) do ES nos ultimos tempos e fato de máxima importancia, capaz de mudar a realidade ditatorial que nos encontramos refens
Acontecerá assembleia hoje as 17 h. Fiquem todos atentos para uma provavel vigilia cultural a partir da reuniao até a hora da reunião marcada para amanha.
Se Juntos, VENCEREMOS.
Aos blogueiros,repasso a necessidade de pautar o que acontece no ES , na mídia nacional.
mais tarde, outros informes e marco agora aos que provavelmente poderão nos fornecer mais informes.

Uma explanação de Orlando Lopes - Professor da UFES : 

 A ideia política consensuada nas discussões é a de não ceder a mais movimentos de centralização da gestão (que não é uma prática só de Paulo Hartung, é de toda a "política profissional" no País). Foram conquistados espaços, instituições, programas. A entrada de um governante não anula os ganhos sociais já legitimados... por isso é preciso resistir, reagir, provocar. Não pra ser simplesmente do contra, mas pra colaborar, pra fazer dar certo.  É preciso lembrar ao governo que os tempos são outros, o cenário é outro. Há antigos e novos atores no cenário da política cultural. Não se trata apenas de uma troca de governadores, de marketings e de estratégias políticas. É um mundo de pessoas (os agentes culturais) querendo encontrar outros mundos de pessoas (a população, o "público" -- e o "privado", E todos precisam de um sistema cultural que permita isso. Como alcançar esse grau de sofisticação sem uma contínua escuta da dos artistas e mestres de cultura, da sociedade, da universidade, das representações de classe, dos técnicos do governo, do empresariado, etc.?  No caso desse #ocupaSecult, a questão passa basicamente pela manutenção e aprimoramento dos editais, sem a subordinação a patrocinadores privados (por melhores que possam ser as suas intenções). E passa também pela explicitação por parte da Secult ES, de que seu plano de ação e sua plataforma políticas não se resumem ao instrumento único dos editais, nem a um conceito fechado de que economia criativa se resume à mercantilização da cultura e à tal da "agregação de valor monetário" à produção cultural. O que se quer mais imediatamente, é a continuidade dos editais e a retomada dos fóruns formais de construção da política cultural.O momento tem a sua urgência e a necessidade de trabalhar com a maior clareza e transparência possível. (Aliás, estou aqui falando em meu próprio nome, a partir da minha percepção em observações de campo e interações com os membros do movimento. Hoje à tarde, como vem sendo informado, haverá uma reunião / assembleia para definir documentos e estratégias para os próximos dias. Quem puder aparecer ou fazer contato com a fanpage, pode auxiliar na produção e no compartilhamento de conteúdos em sites e redes sociais, gerar "potência viral"  e, assim, visibilidade. É isso. 'Bora-nois!


Noticias atuais: 


3 h · 
ARTISTAS E PRODUTORES CULTURAIS DO ES
 REUNIDOS AGORA NA OCUPAÇÃO NA 
SECRETARIA DE CULTURA ‪#‎OcupaSecult‬
Está acontecendo agora uma reunião entre artistas e produtores na ocupação 
mais badalada do Brasil.
Desde o primeiro dia mais de 220 artistas passaram pela ocupação que foi 
batizada de #OcupaSecult. Já são 7 dias ocupando a Secretaria de Cultura 
com intervenções artísticas, assembléia e reuniões.
Amanhã a ocupação chegará ao 8° dia de luta e resistência contra o retrocesso na 
Cultura do Estado. O atual governador Paulo Hartung PMDB cortou em quase 70% 
os investimentos de verbas públicas voltadas para a pasta da Cultura. Além disso 
o #OcupaSecult busca entre outros pontos a criação do Fórum Permanente de Cultura
 para que haja mais transparência nas ações Culturais no ES e o retorno dos
 investimentos (11 milhões) através das verbas públicas para os editais FunCultura.
Em breve outras informações.
NINJA ES


Nenhum comentário:

Postar um comentário