Como participar da campanha pela DEMOCRATIZAÇÃO DA MÍDIA?

Como participar da campanha pela DEMOCRATIZAÇÃO DA MÍDIA?
LEI DA MÍDIA DEMOCRÁTICA KIT COLETA Todo cidadão/cidadã pode buscar voluntariamente as assinaturas para o projeto. Disponibilizamos abaixo um kit com o material necessário para o diálogo nas ruas.

Seguidores

#naovaitergolpe

#naovaitergolpe
Acesse Frente Brasil Popular

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Aonde está a arte popular?

Semana passada ao lembrar de uma música comecei a assobiá-la lembrando velhos tempos. Tempos quando havia prazer em escutar música, quando havia identidade naquilo que escutávamos porque refletia o nosso dia-a-dia, contava uma história em frases rimadas e inteligentes, sincopadas em melodias memoráveis que retratavam um sentimento sadio, aquilo que nos faz sentir bem com o nosso entorno social e nós mesmos. Havia dimensão e a vida acontecia! Éramos os donos da situação!

Em contraste, o que temos hoje como música?  Na maioria das vezes uma variação entre duas ou meia dúzia de palavras repetidas incessantemente em dois ou tres acordes neuseantes. Voce segura o fôlego psicológico e fica esperando quando a musica vai iniciar! Ou seja, é um absurdo. O autor faz um entulho sonoro, espicha tudo numa máquina e coloca um rítimo eletrônico para disfarçar a ausência de talento musical. Agora, as mensagens vocais são as mais tétricas possiveis, uma mistura de emoções de sofrimento profundo, indignação e desespero. Isso voce verifica pelos tons de voz do cantor! Muitas vezes eu fico analisando a voz da vítima e tento fazer um paralelo com o que ele estaria fazendo naquela hora. Alguns parece que estão com dor de dente, muitos parece que estão gritando para alguem que está longe demais e não pode ouvir direito, outros parece que estão sentados no vaso e a coisa não sai! Ainda não repararam isso? Pois prestem atenção. Nada faz sentido, mas é empacotada para fazer algum.

Isso não é arte porque não tem estética e não comunica coisa alguma inteligivel. Isto não eleva o espírito ou o nivel mental do ouvinte!

Mas o que eu considero arte musical popular então, você pode estar querendo saber. É natural isso, e muito lógico. Ok, então por que não colocar a música e o autor que eu estava assobiando? Por coincidência é a primeira na lista. Este é o Paulo Diniz. Mas poderia ser muitos outros que dominavam as paradas de sucesso nacional nos anos 70. Temos que voltar a produzir aquela qualidade de musica. É música popular com originalidade, talento e arte!

Rebello

.



Nenhum comentário:

Postar um comentário