Como participar da campanha pela DEMOCRATIZAÇÃO DA MÍDIA?

Como participar da campanha pela DEMOCRATIZAÇÃO DA MÍDIA?
LEI DA MÍDIA DEMOCRÁTICA KIT COLETA Todo cidadão/cidadã pode buscar voluntariamente as assinaturas para o projeto. Disponibilizamos abaixo um kit com o material necessário para o diálogo nas ruas.

Seguidores

#naovaitergolpe

#naovaitergolpe
Acesse Frente Brasil Popular

domingo, 5 de janeiro de 2014

Avança na América Latina a integração de países e povos


Avança na América Latina a integração de países e povos
 
Com a futura integração de países que fazem parte da ALBA/PETROCARIBE/MERCOSUL se construirá na América Latina um novo tipo de desenvolvimento que tenha como base a defesa da soberania nacional, uma melhor distribuição se renda a seus povos e a construção efetiva da soberania alimentária à todos países membros.  
 
O presidente Nicolás Maduro da Republica Bolivariana d Venezuela propôs e foi aprovada pelos países membros da Cúpula ALBA/PETROCRIBE que foi realizada na Cidade Caracas, Venezuela no dia 17/12/2013, com a presença de presidentes e primeiros ministros, a formação  de um grupo colegiado de cinco países composto por Jamaica , Dominica , Equador, Nicarágua e Venezuela, para fazer avançar o processo de criação da Zona Econômica ALBA/PETROCARIBE. Essa decisão será o embrião de um grande bloco econômico na América Latina constituído por países membros da ALBA/PETROCARBE/MERCOSUL. O presidente venezuelano alegou que na resolução final dessa cúpula há outros detalhes informativos e que inclui os conceitos de aumentar o comercio entre países , no desenvolvimento industrial e agro/ industrial,  no desenvolvimento científico para novas tecnologias,  no desenvolvimento de trocas comerciais em moedas locais ou mesmo criando uma moeda única como o SUCRE, já adotado por alguns países bem como na criação de Centros Universitários de Formação Profissional para que atendam as necessidades de trabalho dos jovens da América Latina. Como presidente “pro-tempore” do MERCOSUL  Maduro disse que levará  as resoluções dessa Cúpula para a próxima reunião do MERCOSUL e acredita que receberá o apoio necessário. Dentro de uma conjuntura econômica ainda controlada hegemonicamente pelos Estados Unidos, surgem novos blocos que constituirão um mundo multipolar e policêntrico tais como a Comunidade de Estados Independentes (CEI) cujos membros são países que faziam parte da antiga União Soviética, a Organização de Cooperação de Shanghai (SCO) com países da Asia Central e do Sul incluindo o Irã e China e o já conhecido BRICS  Jacob David Blinder 
 
http://www.youtube.com/watch?v=_v9Y_msqHq8#t=583 Presidente Maduro propõe um aumento da integração de paises da América Latina  
 
http://www.youtube.com/watch?v=dJyoIjgP4n4  Aprovada pela Cúpula o Grupo Coordenador para a Integração ALBA/PETROCARIBE
 
 
Países membros  da PETROCARIBE
 
Petrocaribe é uma aliança em matéria petroleira entre alguns países do Caribe com a Venezuela. A iniciativa por parte do Governo Bolivariano da Venezuela com o objetivo de facilitar a compra de petroleo dos paises  caribenhos em condições de pagamento preferencial.Países membros: Antígua e Barbuda, Bahamas, Belize, Cuba, Dominica, Granada, Guatemala, Guiana, Cuba, Haiti, Honduras, Jamaica, Nicarágua, República Dominicana, São Cristovão e Névis, São Vicente e Granadinas, Santa Lúcia e Suriname.
 
 
Países membros da ALBA
 
A  Aliança Bolivariana para as Américas (ALBA) é uma plataforma de cooperação interncional baseada na ideia da integração social, política e econômica entre os países da América Latina e do Caribe. Ospaíses membros da ALBA (Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América) são: Venezuela, Cuba, Bolívia, Nicarágua, Dominica, Equador, São Vicente e Granadinas e Antiga e Barbudas. Representam uma população de 74 milhões de pessoas, uma superfície de 2.625.829 Km² e um Produto Interno Bruto PPA (USD bn) de 669.906. Republica Dominicana, Haiti e Honduras solicitaram adesão a esse bloco.
 
Paises membros MERCOSUL
 
Os países membros  do MERCOSUL são: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela; Solicitaram adesão o Chile, o Equador, a Bolívia, a Guiana e o Suriname.  Atualmente, os países do MERCOSUL juntos concentram uma população estimada em 311 milhões de habitantes e um PIB (Produto Interno Bruto) de aproximadamente 3 trilhões de dólares.
 
 Por Jacob Blinder

Nenhum comentário:

Postar um comentário