Como participar da campanha pela DEMOCRATIZAÇÃO DA MÍDIA?

Como participar da campanha pela DEMOCRATIZAÇÃO DA MÍDIA?
LEI DA MÍDIA DEMOCRÁTICA KIT COLETA Todo cidadão/cidadã pode buscar voluntariamente as assinaturas para o projeto. Disponibilizamos abaixo um kit com o material necessário para o diálogo nas ruas. Clique na imagem acima.

Seguidores

#naovaitergolpe

#naovaitergolpe
Acesse Frente Brasil Popular

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

ENCHENTE ES - Medidas preventivas para prevenção de doenças




E agora vamos falar em consequencias: Saude pós enchente:

O Médico Infectologista Alexandre Rodrigues da Silvapassou a tarde na UFES, voluntariamente a descrever problemas, prevenções, formas de tratar, Provaveis doenças causadas pela enchente. Tentaremos fazer um resumo em linguagem de facil acesso e quem puder, copiar e imprimir, xerocar, distribuir.... Juntos somos fortes

Diante da indicação da cartilha do ministério da Saude, 

ftp://ftp.caism.unicamp.br/pub/ccih/manual_enchentes_ministerio_da_saude.pdf.

Vou daqui desse post, convida-lo para um bate papo . Alexandre, taí?

  • ernanda Tardin Tardin Quais vacinas podemos tomar para evitar doenças?
  • Alexandre Rodrigues da Silva A vacina disponível em unidades de saúde e disponibilizada gratuitamente é a vacina antitetânica.
  • Fernanda Tardin Tardin e hepatite, tem riscos? Tem como evitar? Tem Vacinas?
  • Alexandre Rodrigues da Silva Outra vacina importante é a vacina contra Hepatite A, porém, não tenho certeza da disponibilidade no momento desta vacina na rede pública.
  • Fernanda Tardin Tardin Quanto a agua, como deve ser tratada a agua, principalmente em regioes alagadas?
  • Alexandre Rodrigues da Silva Outros cuidados para evitar tétano é a proteção para evitar cortes e ferimentos na pele, por isso, muito cuidado ao andar em áreas inundadas pois não temos como avaliar os riscos.
  • Alexandre Rodrigues da Silva A prevenção de Hepatite A, além da vacina, é a mesma para prevenção de doenças diarréicas. Ou seja acrescente hipoclorito de sódio na água (pelo menos 30 minutos antes) ou ferva a água antes de ingeri-la.
  • Fernanda Tardin Tardin cortes e ferimentos. Tomar a vacina antitetanicanão é suficiente para evitar o tetano? E a vacina, pode ser tomada para prevenir ou só se tiver cortes?
  • Alexandre Rodrigues da Silva Cuidados com a água que irá beber.


  • Alexandre Rodrigues da Silva A vacina antitetanica deve ser tomada por qualquer pessoa, independente da exposição a inundações ou ferimentos. São necessárias 3 doses inicialmente e reforço a cada 10 anos. Para quem já tem ferimentos procure uma unidade de saúde para avaliação pois poderá ser necessário o uso de soro ou imunoglobulina antitetânica.

  • Alexandre Rodrigues da Silva Outro sistema barato e efetivo de purificação de água para consumo (além da fervura e cloração, por exemplo), e que, mesmo em situações ausência de infra-estrutura e ainda que com céu completamente nublado, funciona é a desinfecção da água utilizando garrafas PET e luz solar (método SODIS). Em dias totalmente nublados, são necessárias 48 horas para purificação (dois dias ao sol), ao invés das 6 horas suficientes em dias sem nuvem ou parcialmente nublados. Acessem o manual em português em http://bit.ly/19rSzK0 para maiores informações.

  • Alexandre Rodrigues da Silva Leptospirose - Sintomas
    São parecidos com os de outras doenças como gripe, febre amarela, dengue, malária, hantavirose e hepatites. Os principais são: febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas (batata-da-perna). Em 10% dos
     casos, pode ocorrer a forma grave da doença, com o aparecimento de icterícia (coloração amarelada da pele e das mucosas) por insuficiência hepática, manifestações hemorrágicas (equimoses, sangramentos em nariz, gengivas e pulmões) e comprometimento dos rins. A evolução para o coma e a morte pode ocorrer em cerca de 10% das formas graves. Os primeiros sintomas aparecem de dois a 30 dias depois do contato com a contaminação. Na maior parte dos casos, aparece sete a 14 dias após o contato

Nenhum comentário:

Postar um comentário