Como participar da campanha pela DEMOCRATIZAÇÃO DA MÍDIA?

Como participar da campanha pela DEMOCRATIZAÇÃO DA MÍDIA?
LEI DA MÍDIA DEMOCRÁTICA KIT COLETA Todo cidadão/cidadã pode buscar voluntariamente as assinaturas para o projeto. Disponibilizamos abaixo um kit com o material necessário para o diálogo nas ruas.

Seguidores

#naovaitergolpe

#naovaitergolpe
Acesse Frente Brasil Popular

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Governos subservientes poderiam ter provocado tragédia

Governos subservientes poderiam ter provocado tragédia 
Escrito por Mário Augusto Jakobskind
Mario Augusto JakobskindOs governos da França, Portugal e Itália merecem o repúdio mundial pelo exemplo concreto de subserviência aos Estados Unidos. Os três países proibiram a passagem do avião de Evo Morales por seu espaço aéreo. Se não fosse a autorização dada pela Áustria, o avião, que tinha saído de Moscou, poderia ter sofrido um grave acidente.
Depois da indignação provocada, o ministro boliviano da Defesa, Rubén Saavedra, informou de Viena que a França decidiu voltar atrás e autorizar o plano de retorno do avião de Morales à Bolívia com passagem pelos céus e aeroportos da França.

Na verdade, o governo francês reconheceu ter cometido um erro. Mas, aí o mal estava feito.

O motivo da subserviência foi pelo fato de o governo Barack Obama ter desconfiado de que o avião de Morales estaria conduzindo o ex-agente, Edward Snowden, um personagem que prestou grande serviço para a humanidade. Sonden não estava no avião que seguia para La Paz. A Bolívia se posicionou em favor da concessão do asilo ao ex-agente da CIA, mas Snoden não se encontrava no avião de Morales.

Espera-se que o governo brasileiro proteste pela violência que, visivelmente, tem como matriz os Estados Unidos. E isso, apesar de o Ministério das Relações Exteriores, na prática, ter negado a concessão de asilo a Snowden. O governo brasileiro nem respondeu ao pedido, da mesma forma que outras dezenas de países.

A pressão exercida por Washington merece o repúdio dos defensores dos direitos humanos. Afinal de contas, o asilo é um direito universal e não pode ficar sujeito a pressões de governos. Coisas do gênero aconteciam nos anos de chumbo na América Latina dominada por regimes ditatoriais que contavam com o apoio estadunidense.

As pessoas com um mínimo de consciência estão solidárias com Snowden, porque na verdade ele prestou um serviço de utilidade pública ao confirmar como age a Central de Inteligência (CIA) pelo mundo a fora.

O caso Snowden está demonstrando como direitos fundamentais da pessoa humana estão sendo reduzidos a pó. E pensar que governos, como o dos Estados Unidos, bem como o dos três que impediram a passagem do avião de Morales, volta e meia, se apresentam como defensores dos direitos humanos, inclusive usando isso como pretexto para promover invasões e ocupações de países, geralmente ricos em matéria de petróleo.
http://www.rededemocratica.org/index.php?option=com_k2&view=item&id=4722%3Agovernos-subservientes-poderiam-ter-provocado-trag%C3%A9dia#.UdPkicRCXCg.facebook

enviado por Arthur Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário