Como participar da campanha pela DEMOCRATIZAÇÃO DA MÍDIA?

Como participar da campanha pela DEMOCRATIZAÇÃO DA MÍDIA?
LEI DA MÍDIA DEMOCRÁTICA KIT COLETA Todo cidadão/cidadã pode buscar voluntariamente as assinaturas para o projeto. Disponibilizamos abaixo um kit com o material necessário para o diálogo nas ruas.

Seguidores

#naovaitergolpe

#naovaitergolpe
Acesse Frente Brasil Popular

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Palestra sobre Ditadura Memória e Verdade dada a Estudantes de Psicologia UFES

Dia 23 de maio, participei de uma mesa sobre DITADURA: MEMORIA E VERDADE para estudantes de Psicologia na/da UFES.
Abaixo reproduzo e disponibilizo a esses e outros pontos da palestra ,acrescentando links para pesquisas e docs (mails, fotos) de uma tarde boa, proveitosa e muito participativa. . Dentre vários exemplos de expressao, optamos por trazer exemplos vividos por estudantes do estado do ES, a maioria na UFES e por exemplos praticos atestados no dia-a-dia dos estudantes. Ex: a Repressao policial a manifestações estudantis em época atual, as multi-nacionais que agem no ES e que com a ajuda do estado desabrigam a índios, negros... e fazem Parcerias públicos -privadas..., da incitação social (faxina etnica) em falas de senadores ( magno malta) e representantes populares, da militarização ( sim o treinamento dos 'pacificadores'é na 'escola militar que enviou tropas em 64 ao Rio para sustentar o GOLPE), das comissoes da verdade e dos relatórios. Dos membros parlamentares das comissoes da Verdade que a exemplo do ES são financiados por MULTI NACIONAIS (vale, Aracruz, ...) e por isso se querem, não faraõ a apuração da VERDADE no seu inteiro teor.
Falamos da certeza de impunidade e DAS TORTURAS que a exemplo do ES faz do ex-governador Bionico, Elcio Alvarez, um deputado e do ex-secretario de segurança do governo condenado em Haia por tortura , Prefeito. ESSA ANISTIA NAO PODE SER IRRESTRITA, clarto, TORTURA É CIME e a ditadura segue, concluimos com facilidade.

O marco  da resistencia estudantil:



Há 45 anos a ditadura militar assassinava o estudante secundarista Edson Luís.




Cortejo de Edson Luis é acompanhado por milhares de estudantes

Passado exatos 45 anos, no dia 28 de março de 1968, a ditadura civil militar fascista assassinava o estudante secundarista Edson Luís de Lima Souto de apenas 17 anos no restaurante estudantil Calabouço¹, ... As turmas da escola onde Edson Luís estudava, o Instituto Cooperativo de Ensino, era formada majoritariamente por estudantes pobres e se situava atrás do restaurante Calabouço. Os militares apelidaram a escola de “Instituto Comunista de Ensino” pelas lutas que os estudantes travavam dentro do “Calaba” por melhorias nas refeições servidas e pela conclusão das obras no local. As agitações eram organizadas pela União Metropolitana dos Estudantes (UME) e Frente Unida dos Estudantes do Calabouço (FEUC) que tinham suas sedes dentro do próprio restaurante.

Funeral de Edson Luis no dia 28 de março de 1968

Com medo de que os militares ocultassem o corpo sem vida, os estudantes, militantes e companheiros de Edson não permitiram que seu corpo fosse levado. Foi decidido que o corpo seria velado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, hoje Câmara dos Vereadores na Cinelândia. Dai então se partiu em passeata até ALERJ, onde foi
Na Igreja da Candelária, na manhã do dia 4 de abril, centenas de pessoas lotaram a igreja para celebrar a missa de sétimo dia. Outra missa estava marcada para o mesmo dia à noite. O governo proibiu sua realização, mas o vigário geral do Rio de Janeiro, Dom Castro Pinto, a realizou. A celebração reuniu cerca de 600 pessoas e dessa vez a Polícia Militar preparou uma repressão nunca vista durante um missa. Segundo relatos, A morte de Edson Luís serve até hoje como exemplo da luta revolucionária da juventude contra os mandos e desmandos dos capitalistas. É

EDSON LUÍS VIVE!!!
Coordenação Nacional da União da Juventude Rebelião (UJR) integra http://www.rebeliao.org/2013/03/28/491/

A luta por reparar danos MENTAIS herança maldita:
http://www.youtube.com/watch?v=X6fjH9BMnS4&noredirect=1

Uma dinâmica inicial, para que a fala ficasse clara e instigante foi resumir pontosem frases:


FRASES DA DITADURA 5 frases exemplificam a boçalidade do Periodo e a sequela maior: a falsa sensação de 'democracia'


A Ditadura imposta pelos USA ( que nos USAm) - Juracy Magalhães, general, ex-interventor na Bahia na ditadura Vargas, líder da UDN e ministro das Relações Exteriores do governo Castello Branco, o primeiro ditador. A frase foi pronunciada nos primeiros momentos do governo ditatorial:

“O QUE É BOM PARA OS ESTADOS UNIDOS É BOM PARA O BRASIL

 A Boçalidade do estado e a tortura, perseguição e perversidade ditatorial -Jarbas Passarinho, ex-ministro da Educação e do Trabalho, coronel do Exército, ex-governador do Pará, na reunião que decidiu a decretação do ATO INSTITUCIONAL 5, no dia 12 de dezembro de 1968:

“AS FAVAS COM OS ESCRÚPULOS SENHOR PRESIDENTE, VAMOS ASSUMIR QUE SOMOS UMA DITADURA MESMO.”

 ' FODA-SE O POVO - João Batista de Oliveira Figureiredo, general, ex-chefe do SNI – SERVIÇO NACIONAL DE INFORMAÇÕES – e último ditador:

“PREFIRO CHEIRO DE CAVALO A CHEIRO DE GENTE”

O mesmo João Figueiredo ao ficar desconcertado com a recusa de uma criança em cumprimentá-lo, pois o pai ganhava salário mínimo:

“SE EU GANHASSE SALÁRIO MÍNIMO DARIA UM TIRO NA CABEÇA”

o FASCISMO e a criminalização que hoje ainda é usual e constante General Antônio Bandeira, após mandar arrastar Gregório Bezerra amarrado a um rabo de cavalo pelas ruas do Recife:

“É UM COMUNISTA MALDITO PRECISA SOFRER PARA APRENDERA SER GENTE”

Enfim : A DITADURA ACABOU?Vivemos uma DEMOCRACIA?Perguntei aos estudantes do estado em que um estudante em manifestação ficou detido 7 dias em presídio de segurança máxima e outros tantos foram torturados  RECENTEMENTE
Preso pela ditadura, logo nos primeiros momentos, Sobral Pinto foi convidado pelo coronel do quartel onde estava a almoçar com o dito comandante que explicou a ele que os militares iam implantar a democracia a brasileira. Respondeu assim - DEMOCRACIA NÃO É COMO PERU, A BRASILEIRA, A FRANCESA, OU É DEMOCRACIA, OU NÃO É.


Sobre a Comissão da Verdade:
Balanço da Comissao parlamentar da Verdade:

Por Chico Alencar - Deputado Federal do PSOL-RJ

Do 1º balanço da COMISSÃO DA VERDADE, destaco que:
1)também empresas multinacionais tinham seus setores de informação (parceria público-privado na montagem do sistema repressivo);
2) está provado com documentos que, já superada a ditadura, em 1993, em pleno governo Itamar, chefes militares MENTIRAM ao governo e ao Congresso sobre situação de ex-presos políticos (pacto corporativista de silêncio);
3) até Universidades (Recife e Seropódica-RJ) abrigaram centros de tortura;
4) tortura é prática sistêmica desde o golpe civil-militar de 1964, e não só após AI-5 e para combater luta armada contra o regime.


1º Encontro Nacional da Sociedade Civil por Memória, Verdade e Justiça, realizado nos dias 27 e 28 de abril de 2013, no Instituto Cajamar, em São Paulo. Relatório final e propostas do Grupo de Trabalho 4 do qual participou nosso companheiro Carlos Eugênio Clemente representando o Jornal e o Instituto Rede Democrática.


GRUPO DE TRABALHO 4: Conspirações e Atentados da Ditadura Militar
http://www.rededemocratica.org/index.php?option=com_k2&view=item&id=4450%3Amem%C3%B3ria-verdade-e-justi%C3%A7a
alguns destaques: '...Os vícios da Comissão Nacional da Verdade começam, porém, já no processo de elaboração do seu projeto, quando as autoridades civis encarregadas de sua negociação cederam completamente aos arreganhos da extrema direita militar representada pelo então Ministro da Defesa. Como consequência, temos uma Comissão Nacional da Verdade com encargos gigantescos e estrutura liliputiana.... E é exatamente essa submissão ao inaceitável seu pior erro. Não aceitamos uma Comissão Nacional da Verdade composta por notáveis mais empenhados em escrever seus próprios currículos do que em construir as bases para o aperfeiçoamento democrático do país... '
e
Propostas para os movimentos de Memória, Verdade e Justiça

‘...estabelecimento de um cronograma de trabalho que leve em conta as efemérides tradicionais do povo brasileiro, sejam elas de caráter nacional, como Natal, Finados etc., ou regionais, como a Missa do Vaqueiro em Pernambuco, a festa do Divino etc. Sugerimos que sejam programadas manifestações para aquelas datas específicas de interesse da campanha por Memória Verdade e Justiça, como o 1º de Maio e o 4 de novembro, de forma a esclarecer ao povo brasileiro o que foi a ditadura militar, seus crimes e consequências......é preciso vencer a Cortina de Silêncio estabelecida pelas empresas de comunicação, em grande parte cumplices e beneficiárias dos crimes cometidos pelos militares. Nesse sentido, achamos fundamental desenvolvermos nossos próprios veículos de comunicação, utilizando as novas tecnologias para através de um site na internet, editarmos uma revista semanal específica sobre os temas Memória, Verdade e Justiça....
organização de duas grandes manifestações de caráter nacional para os próximos 12 meses. A primeira um mega show de música popular a se realizar no dia 30 de abril de 2014 no centro de convenções do Riocentro, no Rio de Janeiro, com a presença de artistas que em 1981 participaram do show que a extrema direita militar encastelada nos órgãos de repressão política tentou transformar em tragédia.Esse mega show serviria também para arrecadar fundos para financiamento da segunda GRANDE manifestação: uma marcha sobre Brasília, ... busca de apoio dos governos estaduais e municipais comprometidos com a luta por Memória, Verdade e Justiça para a produção e distribuição nas escolas de filmes, livros, revistas e cartilhas sobre o golpe e os crimes da ditadura,...'




  TORTURA CRIME DE LESA HUMANIDADE – IMPRESCRITIVEL, IMPERDOAVEL, INAFIANÇAVEL.

Sobre a ANISTIA IRRESTRITA e os CRIMES DE LESA HUMANIDADE - PUNIR O ONTEM para transformar a realidade de HOJE , amanha.

Tomando como exemplo  recente a morte de UM TORTURADOR NA CADEIA - NA ARGENTINA‘Videla morreu aos 87 anos no centro de Marcos Paz, onde cumpria prisão perpétua por crimes contra a humanidade, na sexta-feira ( 17/05/2013),
No Brasil,
USTRA- O 'brilhante' TORTURADOR escreve para .a Folha de SP, o jornal que rotula de BRANDA a ditadura brasileira, 
ou promove 'marchas' contra a 'corrupção',  como o TORTURADOR Francisco Torrez de Mello 

Mais recentemente, no estado do ES , nos dias atuais onde  a 'ditadura acabou', o governo anterior de paulo hartung, por EXEMPLO, foi condenado no TRIBUNAL INTERNACIONAL DE HAIA por crimes de TORTURAS nas delegacias e Presidios. 2 anos depois seu secretário de segurança, Rodney Miranda está eleito PREFEITO do segundo maior municipio do ES - Vila Velha.

ARGENTINA EU TE AMO, ARGENTINA (país que pune torturas e algozes...) eu te amo...



ABAIXO a IRRESTRITA - TORTURA é Crime Lesa Humanidade – NÃO TEM PERDÃO


o Projeto de Lei 573/11, de autoria da deputada Luíza Erundina (PSB-SP), alterando a Lei da Anistia, exclui do rol de crimes anistiados após a ditadura militar (1964-1985) aqueles cometidos por agentes públicos, militares ou civis, contra pessoas que, efetiva ou supostamente, praticaram crimes políticos. A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional já rejeitou o texto de Erundina.



Mesmo porque veremos a seguir exemplos de ONTEM e HOJE, a herança Maldita:


ONTEM na DITADURA escancarada
HOJE na DEMOCRACIA  ' a brasileira'
ACABOU A DITADURA?


Fatos que Culminaram o GOLPE - A DITADURA



Ontem - Comicio das reformas – Jango na Central do Brasil

http://www.youtube.com/watch?v=KjM48ZjevmA

‘...O Comício da Central marcou o começo de uma contagem regressiva. O discurso de Jango irritou os parlamentares, porque as propostas das Reformas de Base ainda não tinham sido enviadas ao Congresso. O projeto de Goulart abrangia as áreas de educação, onde visava combater o analfabetismo com o uso do Método Paulo Freire e a implantação da reforma universitária; a área da reforma agrária, cujo lema era desapropriar terras com mais de 600 hectares; a reforma tributária, que obrigava as empresas multinacionais aqui instaladas a reinvestirem os seus lucros no páís; fazer com que o pagamento do imposto de renda se tornasse proporcional à renda anual do cidadão: e a reforma eleitoral, que visava expandir o direito de votos a analfabetos e militares de baixa patente.

Além de ter irritado os congressitas, o Comício da Central incomodou a oposição, principalmente o governador do Estado da Guanabara, Carlos Lacerda, e as mais altas camadas militares. Alguns dias depois, foi organizada no Rio de Janeiro uma passeata de oposição a Jango, denominada Marcha da Família com Deus e pela Liberdade, a qual alegava que a política de Goulart estava caminhando para a implantação de um governo comunista no Brasil.’..

Hoje:

' o VETO Presidencial' que levam parlamentares e governos do ES e RJ ( aliados com MG e SP) a TVs e palanques incitar o POVO contra o veto que deixaria mais pobre os estados extratores . SEQUER COMENTAM que a OUTRA PARTE DO VETO é justamente PROIBIR  que MULTI NACIONAIS participem de leilões de extração do PRE SAL


Acabou a DITADURA?

bb
Videos usados para entremear falas e exemplificar casos e fatos.

Aculturamento CENSURA
1 https://www.youtube.com/watch?v=qhvXQj8CFmM  A Historia da ditadura em Musica

2 https://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&v=NDttpyNL6mM&NR=1

A Ditadura acabou?
Estudantes ONTEMVideo: http://www.youtube.com/watch?v=Pmv_ZKJOucw  do 1’16 ao 3:50
HOJE: http://www.youtube.com/watch?v=IYogxAxa5ew  –a partir0,32,,

http://www.youtube.com/watch?v=alQGuKfIF4I

LEVANTES Estudantes HOJE
*https://www.youtube.com/watch?v=Zc9u_UURIOM   Os Médicos da Ditadura
(exibir partes iniciais desses videos):
https://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&v=jRo99BCBy9Y&NR=1
https://www.youtube.com/watch?v=3sWYTW4oTNs

O que foi a ditadura?
https://www.youtube.com/watch?v=ngmEqwrweiY

Depoimento de Guerrilheiros: Destaque a CarlosEugenio para que a fala sobre a Guerrilha Urbana no ES e a inexistencia de docs. que expliquem essa presença FORTE
Carlos Eugenio Paz - http://www.youtube.com/watch?v=rWZUhnGsavc


A Tortura foi um ponto constante de debate no Grupo pois atinge ainda hoje DIRETAMENTE aos estudantes que assistiam a palestra

TORTURA video 1,50 minutos http://www.youtube.com/watch?v=6iyfH4l9SJg

Fonte de referencia de outros pontos levantados na palestra:


Processo de aculturamento via CENSURA
RELAÇÃO DE LETRAS MUSICAIS, PEÇAS TEATRAIS E FILMES CENSURADOS http://www.documentosrevelados.com.br/fundos-arquivisticos/relacao-de-letras-musicais-pecas-teatrais-e-filmes-censurados/


Por Aluizio Palmar • 15 de maio de 2013 • Nenhum comentário

Divisão de Censura, Fundos Arquivísticos • Tags: censura, ditadura, exército, featured, forças armadas, polícia federal, repressão verimagens


Sucateamento da Educação:Atenção!
Entrevista com Marilena Chauí
'Para Chauí, ditadura iniciou devastação física e pedagógica da escola pública
Quais foram os efeitos do regime autoritário e seus interesses ideológicos e econômicos sobre o processo educacional do Brasil?

- Vou dividir minha resposta sobre o peso da ditadura na educação em três aspectos. Primeiro: a violência repressiva que se abateu sobre os educadores nos três níveis, fundamental, médio e superior.
Em segundo lugar, a privatização do ensino, que culmina agora no ensino superior, começou no ensino fundamental e médio. E o terceiro aspecto?
A reforma universitária.
"Fazer uma universidade comprometida com o que se passa na realidade social e política se tornou uma tarefa muito árdua e difícil"
"Esse é o momento também em que há uma ampliação muito grande da rede privada de universidades, porque o apoio ideológico para a ditadura era dado pela classe média"
INTEGRA
http://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2012/03/para-marilena-chaui-ditadura-militar-fez-com-que-universidades-nao-oferecam-formacao-humanista


O Controle da Informação - A Mídia

Ontem:

Hoje:

 Élio Gaspari CENSURADO em coluna na Tribuna sobre MASMORRAS ES
'" Boa Sorte Com a Mídia Nacional e Internacional, aqui publicamos o que nos interessa" - resposta diretor Rede gazeta...
                                                                    e
Seculo Diário - o contraponto  CENSURADO



























Nenhum comentário:

Postar um comentário