Como participar da campanha pela DEMOCRATIZAÇÃO DA MÍDIA?

Como participar da campanha pela DEMOCRATIZAÇÃO DA MÍDIA?
LEI DA MÍDIA DEMOCRÁTICA KIT COLETA Todo cidadão/cidadã pode buscar voluntariamente as assinaturas para o projeto. Disponibilizamos abaixo um kit com o material necessário para o diálogo nas ruas. Clique na imagem acima.

Seguidores

#naovaitergolpe

#naovaitergolpe
Acesse Frente Brasil Popular

sábado, 23 de abril de 2011

PRECISAMOS de uma SECRETARIA ESTADO DOS EMIGRANTES ativa e independente- Campanha assinem.


MOBILIZAÇÃO URGENTE – EM FAVOR DE EMIGRANTES AUTÔNOMOS E INDEPENDENTES SEM A TUTELA DE DIPLOMATAS E DO ITAMARATY

Caros amigos emigrantes, familiares de emigrantes e amigos de emigrantes -

a atual política de emigração é feita por diplomatas e não pelos emigrantes. Criou-se um órgão, o CRBE, que não consegue agir em favor dos emigrantes por não ter autonomia e estar sob a tutela de diplomatas. A reportagem da revista Época mostra a ineficácia do CRBE.

É hora de começarmos a agir, como fizemos com o movimento dos Brasileirinhos Apátridas, para que sejamos nós, emigrantes, os responsáveis diretos pelos emigrantes e não os consulados ou embaixadas.

Temos três dias, até o dia 25 de abril, (19h00 horário brasileiro), para mostrarmos nosso descontentamento e nossas aspirações. Como se trata de um Consulta Pública, qualquer pessoa brasileira pode enviar o texto abaixo, tanto emigrantes, como seus familiares ou seus amigos.

Junte-se a nós, reforce a corrente em favor de uma verdadeira política de emigração.

Rui Martins, pelos Brasileirinhos Apátridas e Estado do Emigrante
se desejar, junte seu nome, ao distribuir este apelo por email aos seus amigos.

(copie o texto abaixo, pode fazer acréscimos ou modificações, e envie para o seguinte endereço e-mail -

tendo como Assunto – Consulta Pública.
.........................

CRBE – CONSULTA PÚBLICA

Sou a favor da criação de uma Comissão de Transição, composta de emigrantes e/ou membros de outros ministérios, parlamentares, para se criar uma Secretaria de Estado dos Emigrantes, separada do Itamaraty, dirigida por emigrantes e não por diplomatas.

Essa proposta tinha sido feita por abaixo-assinado majoritário na I Conferência Brasileiros no Mundo e embora constasse da Ata foi inexplicavelmente esquecida. Trata-se de uma reincoporação de proposta já constante da Primeira Ata.

É preciso se dar autonomia e independência aos emigrantes na gestão de seus problemas. O atual CRBE deve ser reformulado. Um Conselho de Emigrantes só será eficaz se ligado à Secretaria de Estado dos Emigrantes e funcionando em ligação com parlamentares emigrantes.

Nome -
RG ou outro documento.





Assino esta importante campanha e já enviei o mail aos endereços , martinsrp@hotmail.com ; brasileirosnomundo@itamaraty.gov.br  compartilho da opiniao e luta de Rui Martins e ainda como capixaba e mulher, gostaria de ver criada esta secretaria independente pois tenho ciencia das mulheres capixabas traficadas e mortas no exterior sem que até hoje  o MRE tivesse condições de ser mais forte no combate destes crimes, por não ter um modelo como sugerimos ao adentrar esta luta e campanha.



Nestes termos ,


Assino pedindo adesão a esta luta, simples só mandando este mail  para o mail: martinsrp@hotmail.com; brasileirosnomundo@itamaraty.gov.br em sinal de apoio a esta causa  que visa criar a de Estado dos Emigrantes, separada do Itamaraty, dirigida por emigrantes e não por diplomatas.




Fernanda Maria Tardin Waichert Pinheiro
CI 786 709 SSPES

"Ou Brilhamos Todos Ou Não Brilha Ninguem".
http://conscienciapoliticarazaosocial.blogspot.com/
Blog de Visibilidade de debates da Sociedade ORGANIZADA
que discute com politicos UM NOVO ES É POSSIVEL,
Divulgue-nos, Juntos Somos Fortes http://conscienciapoliticarazaosocial.blogspot.com/
Somos a base da piramide, 180 milhoes de brasileiro,
porque sUstentar um Topo que nos oprime?"
Bjs
Nanda Tardin
32 91363332

Africa, Líbano : O que a Mídia NÃO vai mostrar:

Verdadeiro ou falso? Faça o seu julgamento.



O que a Mídia NÃO vai mostrar:



I - KADDAFI, SEJA O BIZARRO QUE FOR, A ONU CONSTATOU EM 2007:

1 - Maior Indice de Desenvolvimento Humano (IDH) da África (até hoje é maior que o do Brasil);


2 - Ensino gratuito até a Universidade;



3 - 10% dos alunos universitários estudam na Europa, EUA, tudo pago;



4 - Ao casar, o casal recebe até 50.000 US$ para adquirir seus bens;



5 - Sistema médico gratuito, rivalizando com os europeus. Equipamentos de última geração, etc...;



6 - Empréstimos pelo banco estatal sem juros;



7 - Inaugurado em 2007, maior sistema de irrigação do mundo, vem tornando o deserto (95% da Líbia), em fazendas produtoras de alimentos.;

E assim vai....

================================================================================================================================

II - PORQUE DETONAR A LÍBIA ENTÃO?.... 

Três (3) principais motivos:

1 - Tomar seu petróleo de boa qualidade e com volume superior a 45 bilhões de barris em reservas;



2 - Fazer com que todo mar Mediterrâneo fique sob controle da OTAN. Só falta agora a Síria;



3 - E o maior provàvelmente . O Banco Central Líbio não é atrelado ao sistema mundial Financeiro.


Suas reservas são toneladas de ouro, dando respaldo ao valor da moeda, o dinar, e desatrelando das flutuações do dólar.

O sistema financeiro internacional ficou possesso com Kaddafi, após ele propor, e quase conseguir, que os países africanos formassem uma moeda única desligada do dolar.


================================================================================================================================

III - O QUE É O ATAQUE HUMANITÁRIO PARA LIVRAR O POVO LÍBIO:
 

1 - A OTAN comandada pelos EUA, já bombardearam as principais cidades Líbias com milhares de bombas e mísseis que são capazes de destruir um quarteirão inteiro. Os prédios e infra estrutura de água, esgoto, gás e luz estão sèriamente danificados;


2 - As bombas usadas contem DU (Uranio depletado) tempo de vida 3 bilhões de ano (causa cancer e deformações genéticas);



3 - Metade das crianças líbias estão traumatizadas psicológicamente por causa das explosões que parecem um terremoto e racham as casas;



4 - Com o bloqueio marítimo e aéreo da OTAN, principalmente as crianças, sofrem com a falta de remédios e alimentos;



5 - A água já não mais é potável em boa parte do país. De novo as crianças são as mais atingidas;



6 - Cerca de 150.000 pessoas por dia, estão deixando o país através das fronteiras com a Tunísia e o Egito. Vão para o deserto ao relento, sem água nem comida;



7 - Se o bombardeio terminasse hoje, cerca de 4 milhões de pessoas estariam precisando de ajuda humanitária para sobreviver: Água e comida.
De uma população de 6,5 milhões de pessoas.


Em suma: O bombardeio "humanitário", acabou com a nação líbia. Nunca mais haverá a nação Líbia. Foram varridos do mapa.

SIMPLES ASSIM.
Fonte : www.globalresearch.ca

Enviado por companheiro Vitor B. 

REVOLTA ÁRABE: LIBERDADE, AINDA QUE TARDIA

Ao ler que outro tirano bestial dos países árabes promoveu, na 6ª feira que para nós foi santa, outro massacre bestial, veio-me à lembrança a frase com que Edgar Allan Pöe iniciou seu soturno conto Metzengerstein:
"O horror e a fatalidade têm tido livre curso em todos os tempos. Por que então datar esta história que vou contar?"
Só que há, sim, um motivo para termos bem presente a data em que os Gaddafis e al-Assads tentam perpetuar-se no poder por meio das mais repulsivas carnificinas.

É que as lutas pela liberdade, em nações que não perderam o trem da História, aconteceram no final do século 18 e ao longo do século 19.

A sensação é de déjà vu. Parece que embarcamos num túnel do tempo, de volta a um passado autocrático que não deixou nenhuma saudade, para assistirmos à tomada de Bastilhas que há muito já deveriam ter virado pó.

E pensar que  ainda existem alguns tacanhos ditos de esquerda, capazes de, em nome de uma racionália tortuosa e também ancorada num passado execrável (o do stalinismo e da guerra fria), negarem a povos oprimidos esse mínimo sem o qual a existência humana se torna um exercício diário de aviltamento e humilhação.

Para os que amargamos a experiência de padecer sob as botas de tiranos fardados e não a esquecemos, faz todo sentido outra frase marcante, esta da peça Arena Conta Tiradentes: "Mais vale morrer com uma espada na mão do que viver como carrapato na lama!".

Que a liberdade continue guiando os povos árabes na sua heróica luta para saírem do lodaçal que os déspotas  lhes impõem, tomando todas as Bastilhas e derrubando todos os tiranos.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

I Encontro Estadual de Blogueiros Progressistas do Rio de Janeiro

I Encontro Estadual de Blogueiros Progressistas do Rio de Janeiro: inscrições abertas, vagas limitadas!

I Encontro Estadual de Blogueiros do Rio de Janeiro

Data: 6, 7 e 08/05
Local: Memorial Getúlio Vargas (Praça Luís de Camões, ao lado do Hotel Glória - Metrô Estação Glória)
Presenças confirmadas de Altamiro Borges, Arthur William, Bemvindo Sequeira, Beto Mafra, Brizola Neto, Claudia Santiago, Cris Rodrigues, Eduardo Guimarães, Emir Sader, Hélio Paz, Jandira Feghali, José de Abreu, Luiz Carlos Azenha, Marcos Dantas, Paulo Henrique Amorim, Renato Rovai, Sergio Amadeu, Sr. Cloaca.

Acompanhe neste blog a evolução da organização e mais notícias sobre atrações. Deixe suas idéias em nossos comentários, colabore, pois esse evento é de todos os blogueiros e internautas em geral interessados em um Brasil e um mundo cada vez mais democrático e com maior acesso à pluralidade de opiniões e versões dos fatos.

Apoio:
Coordenadoria de Juventude da Prefeitura do Rio de Janeiro
RioTUR
Centro de Estudos da Mídia - Barão de Itararé
Rede Brasil Atual
DCE-Facha

Como se inscrever?
IMPORTANTE ESCLARECIMENTO: A INSCRIÇÃO SÓ ESTÁ CONCLUÍDA APÓS A INFORMAÇÃO JUNTO À ORGANIZAÇÃO DO EVENTO SOBRE SEU DEPÓSITO DA TAXA DE INSCRIÇÃO. SIGA RIGOROSAMENTE AS INFORMAÇÕES DESCRITAS ABAIXO.
As inscrições podem ser feitas até o dia 30/04 por aqui: http://www.jotform.com/migueldorosario/rioblogprog
Se quiser ajudar a divulgar, divulgue o link de inscrição no seu blog, acrescentando as seguintes informações:
A taxa de inscrição será de R$ 20,00. Enviar comprovante do depósito para o email (encontroblogsrj@gmail.com). No caso do Paypal, o comprovante é enviado automaticamente para a organização do encontro.

- Pagamento
por depósito:

Caixa
Agencia: 0995
Conta: 00010392-9
Digito de Conta Poupança: 013

Banco do Brasil
agencia 0087-6
Conta Corrente 25018-x
Substitua o "x" pelo zero (0) em alguns sites de transferência.
- Para pagar com paypal (aceita todos os cartões):
https://www.paypal.com/cgi-bin/webscr?cmd=_s-xclick&hosted_button_id=DFYTF3RY8JNN4

IMPORTANTE: Neste caso, o preço é de 24,00 porque tem uma taxa administrativa do site que faz o serviço.

Programação
I Encontro Estadual de Blogueiros do Rio de Janeiro

Local:
Memorial Getúlio Vargas (Ao lado do Hotel Glória)

Sexta-Feira – 06/05

18 horas – Abertura do credenciamento

19 horas – Palestra: “Democratizar a comunicação para democratizar o Brasil”
Palestrantes: Altamiro Borges, Eduardo Guimarães, Emir Sader, Luiz Carlos Azenha, Paulo Henrique Amorim e Renato Rovai. 
Mediação: Miguel do Rosário (Blog Óleo do Diabo).

22 horas: Coquetel de Confraternização.


Sábado – 07/05

08:30 horas – Oficina: Construção de blogs e redes sociais (Miguel do Rosário e Sergio Telles)
Painel 1: Rentabilidade e regulamentação da profissão de blogueiro (Suzana Blass)
Painel 2: Direito Autoral (Helio Paz)
Painel 3: Experiências locais de blogs (Cris Rodrigues e Marcio Kerbel)

11 horas – Palestra: “O marco regulatório e o Conselho Estadual de Comunicação”.
Palestrantes: “Paulo Ramos, Marcos Dantas (ECO-UFRJ), Jandira Feghalli, João Brant (Intervozes).
Mediação: Sergio Telles (Blog Opiniões - Sergio Telles).

13 horas – Ato político "Contra o monopólio da mídia" em frente a sede da Globo na Glória.

14 horas - Almoço

15 horas – Palestra: “O plano nacional de banda larga e a universalização da internet”
Palestrantes: Brizola Neto, Cláudia Santiago (NPC), Sergio Amadeu e Ricardo Negrão (Rede Brasil Atual).
Mediação: Theófilo Rodrigues (Blog Fatos Sociais).

17 horas – Lanche.

18 horas – Palestra: "Arte e humor na Blogosfera"
Palestrantes: Sr. Cloaca, Bemvindo Sequeira, Beto Mafra e José de Abreu.
Mediação: Flávio Lomeu (@Porra_Serra_)

22 horas - Festa de Confraternização


Domingo – 08/05

09 horas – Palestra: "A televisão que queremos: TV privada; TV pública; TV estatal; e TV comunitária".

Palestrantes: Arthur William (Intervozes), Ivana Bentes (ECO-UFRJ), Rodrigo Vianna (Record) e Marcos Oliveira (TVComunitária e ABCCOM).
Mediação: Marcos Pereira (Portal Vermelho)

12 horas – Assembleia Final.

Fonte: 
#RIOBLOGPROG

quinta-feira, 21 de abril de 2011

PANIS ET CIRCENSES: O cara estava certo, e nós? quando vamos acertar?

PANIS ET CIRCENSES: O cara estava certo, e nós? quando vamos acertar?: "Frei Betto HERZOG, o último diálogo - Então, cara, não vai entregar nomes e endereços de seus camaradas no Partido Comunista? Vladim..."

PÁSCOA É VIDA . * RESSUCITA POVO BRASILEIRO,

Foto tirada do DOC entregue a ONU cedida pelo ASSINPOL-ES
                           

PÁSCOA É VIDA . 
RESSUCITA POVO BRASILEIRO, Juntos Somos Fortes.
(para não ferir a gramatica: sabemos ter a escrita erro. Foi, num conceito de 'propaganda' aproveitar formas de despertar a varios grupos da sociedade: os intelectuais, os sensacionalistas, os religiosos, os militantes.... Só Juntos SEREMOS FORTES.)
QUE A PÁSCOA se faça em cada dia deste importante ano e assim se consolidará em anos futuros ( afinal há quase 2000 mil anos o maior socialista da história morreu pregando a IGUALDADE, FRATERNIDADE a humanidade. Quando o seguiremos?)

A elite trama contra o POVO. Vai fazer o Forum Nacional pela Reforma Eleitoral bancad pelos financiadores da ditadura. ATT, vamos pautar. 

 O BRASIL NAO PODE MAIS: Att povo, os ditadores de ontem se juntam a elite de hoje para uma reforma eleitoral em que o continuismo  e a opressao se fará mais forte. ACOMPANHE abaixo e lute para que  CRISTO VIVA, na dignidade e uniao do POVO. Juntos Somos Fortes

SOBRE A DITADURA E A REFORMA POLITICA /ELEITORAL No BRASIL
http://juntosomos-fortes.blogspot.com/2011/04/reforma-eleitoral-vai-sair-feita-por.html com exemplos de um estado e modus operandi da ELITE BRASILEIRA bancada pelos usa na Ditadura que CONTINUA . Veja as Provas

quarta-feira, 20 de abril de 2011

A Reforma Eleitoral , VAI SAIR feita por Esta Elite OPRESSORA? FOTOS e Resgates comparativos de 2 periodos: DITADURA Ontem e hoje

"CONSCIÊNCIA POLÍTICA RAZÃO SOCIAL": A Tese Mestrado do POSIÇÃO, conheça a HERANÇA DA DITADURA:

REFORMA POLITICA Já: Entenda o PRESENTE OLHANDO AS IMAGENS DO PASSADO  e. http://conscienciapoliticarazaosocial.blogspot.com/2011/04/tese-mestrado-do-posicao-conheca.html Os ditadores de ONTEM na Ditadura são os agentes governamentais OPRESSORES DE HOJE CASAGRANDE , que é isto companheiro?

www.jusbrasil.com.br
O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo e o Movimento Espírito Santo em Ação assinam nesta quinta-feira, dia 07 de abril, o convênio de...

Conheça um pouco da OPRESSAO http://juntosomos-fortes.blogspot.com/2010/04/carta-ao-ministro-do-stf-cesar-peluzzo.html
Agora conheça o Ontem e alguns fatos do Hoje para ver se podemos confiar em REFORMA SEM PARTICIPAÇÃO POPULAR

Imagens retiradas da Dissertação Mestrado - Capas do Jornal Posição
Midia, ditadura e Contra - Hegemonia - A Ação do Jornal POSIÇÃO no ES - Dissertação de Mestrado de Lino Geraldo Resende - março 2005 ( Clique no título e leia a integra da Tese)

Com imagens tirada da Tese Mestrado do POSIÇÃO, conheça a HERANÇA DA DITADURA

O ONTEM ressucitado - A Ditadura Não acabou
Elcio Alvarez Lider do Governo de Paulo Hartung (2010) e atualpresidente da conissao de Justiça da ALES










Hoje a situação o Cenário é Este:



Jornal Virtual que quase que sozinho, noticia o outro lado da noticia, noticais est manipuladas ou escondidas pela Mídia aliada e integrante da ONG ES em Ação




Casagrande se elegeu com o Slogan : JUNTOS NOS PODEMOS AINDA MAIS - que fala em continuismo do governo de Pauylo Hartunh, com Elcio Alvarez Lider do Governo na AssemBleia Legislativa e Camata9 NA DITADURA CONTRA ELCIO E NO udn DEPOIS NO pmdb E ALIADO A ELCIO E AS EMPRESAS DA DITADURA, HOJE MUITAS NO es em ação, ong empresarial FUNDADA PARA "Contribuir para a construção de um Estado referência. Este foi o objetivo de um grupo de empresários ao se reunir e fundar, em 2003, o Espírito Santo em Ação. " , então senador eleito financiado por estas empresas abaixo, citadas em capas acima ( jornal da ditadura)


Doadores campanha Gerson Camata ( da UDN como mostra jornais com imagens acima)
Abaixo o out door - campanha feita para avançar em Terras de Reservas Indigenas e Quilombolas , bancada (conforme logos nos outs por empresas da ONG ES em AÇÃO)


  • Fernanda Tardin
    ESPÍRITO SANTO EM AÇÃO ASSINA TERMO
    DE COOPERAÇÃO TÉCNICA PARA REALI...
    Extraído de: Tribunal Regional Eleitoral do Espirito Santo - 06 de Abril de 2011

    O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo e o Movimento Espírito Santo em Ação assinam nesta quinta-feira, dia 07 de abril, o convênio de cooperação técnica para realização do Fórum Nacional pela Reformulação da Legislação Eleitoral que acontecerá em Vitória, entre os dias 15 a 17 de junho, para discutir os diversos aspectos que envolvem a mudança da legislação eleitoral no Brasil.

    Deputados estaduais assinam convenio de parceria...

    Juizes eleitorais participam de reunião para conhecer...

    » ver as 3 relacionadas

    A solenidade de assinatura será realizada no gabinete da presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo e contará com a presença da diretoria do Espírito Santo em Ação, que entendeu que a realização do Fórum Nacional pela Reformulação da Legislação Eleitoral, no Espírito Santo, é um projeto de interesse público para toda a sociedade.

    Para o desembargador Pedro Valls Feu Rosa, presidente do TRE-ES, a mudança da lei eleitoral pode ser considerada uma resposta e um desafio para o enfrentamento do desenvolvimento de condições ideais para legitimar a vontade popular.

    Fonte: Ass. Com/TRE-ES
    dorme com isto?

  • nstitucional » Estrutura Operacional » Conselho Deliberativo

    Conselheiros

    Arthur C. Gerhardt Santos
    SerEng

    Carlos Augusto Lira Aguiar
    Fibria

    Carlos Fernando Lindenberg Filho
    Rede Gazeta

    Carlos Fernando Lindenberg Neto
    Rede Gazeta

    Ernesto Mosaner Júnior
    Elkem

    João Gualberto Moreira de Vasconcelos
    Futura

    José Armando de Figueiredo Campos
    ArcelorMittal

    José Luiz Soares Orrico
    Futura

    José Teófilo Oliveira
    Econos

    Nelson Alvarenga de Saldanha
    Cepemar

    Nilton Carlos Chieppe
    Grupo Águia Branca

    Orlando Caliman
    Futura

    Pedro Burnier (licenciado)
    Gaia Papaya

    Sérgio Giestas Tristão
    Grupo Tristão

    Sérgio Rogério de Castro
    Fibrasa

    Walter Lídio Nunes
    CMPC Celulose Riograndense
    conselheiros da ONG EMPRESARIAL
  • Fernando Claro Dias É isso, Nanda, está previsto para os dias 15 a 17 de junho.aí está Diretoria do Trienio
    Diretoria

    Alexandre Nunes Theodoro
    Presidente
    Faesa

    Mário Amaro da Silveira
    Vice-presidente Operacional
    Foz do Brasil

    José Teófilo de Oliveira
    Vice-presidente
    Econos

    Luiz Wagner Chieppe
    Vice-presidente Institucional
    Águia Branca

    Assessorias

    Orlando Caliman
    Assessor de Planejamento e Gestão
    Futura

    Eugênio Fonseca
    Assessor de Comunicação
    Vale

    Pedro Amaral Oliveira
    Assessor de Segurança
    Oficial da Reserva do Exército diretoria trienio












resgatamos a DITADURA para analise de seus efeitos e heranças HOJE. O QUE MUDOU?

terça-feira, 19 de abril de 2011

Mercia, Advogada de Todas As Horas

De: Urariano



(COLUNA DO URARIANO MOTA)

19/04/2011, 18:09 
Filed under: Sem categoria

Nos últimos dias, a sua presença voltou com uma força que eu não imaginava. Tornou-se impossível fugir da sua pessoa em cada linha ou leitura que eu fazia.  Por isso lembro.

Rua Sete de Setembro, 197, Edifício Ouro. Na década de 70, era para lá que rumávamos. Entrávamos no edifício sem olhar para trás, rápido, como se ladrões fôssemos, como se fôssemos criminosos, como se já estivéssemos no Chile de Pinochet e ali penetrássemos para nos salvarem uma embaixada. Ali, no apartamento 52 do Edifício Ouro, uma mulher de estatura média, de olhos abrasantes, nos atendia.

“Advogada Mércia Albuquerque, presente”. Não eram essas as palavras, não era bem assim que ela nos vinha, mas era exatamente esse o ar, que a sua presença nos sugeria. “Descansem. Eu estou presente. Sim, eu conheço esses milicos. Essa canalha do DOPS eu já sei como age. Descansem, vocês estão em casa”. Não lembramos bem se essas eram as palavras, se algum dia ela assim se expressou, mas sentimos que do seu corpo frágil, agitado, andando pela sala do apartamento, sem se sentar, vinha a insinuação delas. “Tranquilizem-se, se fizermos a denúncia, a vida dele está salva”. Elétrica, agitada, e, no entanto, nos dava uma grande calma.

Agora que ela não mais habita no Edifício Ouro, agora que seu corpo se acha definitivamente ausente, agora que superamos a ditadura, nesta altura em que ficou fácil ser democrata, ah, o factual, o seu currículo de advogada de perseguidos políticos, de presos torturados, tudo isso tende a se fundir em versões e esquecimento. Não sabemos se é sempre assim quando a gente se ausenta, mas de Mércia fica uma impressão íntima, uma forma de orquídea violeta que não sabemos de onde nem por que nos vem. Agora mesmo, enquanto digitamos estas mal traçadas, a voz de Bienvenido Granda nos chega insistente aos ouvidos, embora em torno só haja o tique-taque do relógio no silêncio da madrugada. “Egoísmo” é o bolero que nos chega, não sabemos por quê.

E, no entanto, sabemos a razão, ou pelo menos desconfiamos do porquê. A doutora Mércia Albuquerque era um ser passional. É isto o que a violeta roxa e Bienvenido nos querem dizer. Ela resolveu defender Gregório Bezerra porque o viu arrastado por uma corda ao pescoço em 1964, em Casa Forte. Ao se tornar advogada de Abelardo da Hora, acolheu os filhos desse artista em seu apartamento 52 do Edifício Ouro. Ao ser sequestrada por agentes do DOPS, foi atirada de volta na Rua da Guia, que, à época, era a última e mais miserável rua do bairro de putas do Recife antigo. Ali, ela recordaria depois, recebeu dinheiro e solidariedade de uma prostituta que atendia pelo nome de Biscuit. Defensora de radicais materialistas, de jovens socialistas ou de jovens simplesmente desesperados, sem saída, era, ela própria, católica, até meio mística, e nisso não via nada que fosse obstáculo à defesa daqueles “terroristas”, como os difamava a propaganda da ditadura militar.

Pois foi a esta mulher, tantas vezes presente nas aflições dos perseguidos políticos, que tanto perigo correu por defender “terroristas”, que presa 12 vezes sem culpa, sem inquérito, sem acusação formal, como de resto se continua a fazer com os pobres e miseráveis do Brasil, que conviveu com a destruição física e humana de militantes, e também com o heroísmo imenso desses torturados, pois foi a esta mulher que parecia ter flertado com a eternidade, porque tantas vezes esteve perto do fim e dele se safou e o pulou como acrobata, pois foi a esta mulher que a morte colheu numa mesa de operações! Em 29 de janeiro de 2003 a doutora Mércia foi ali e não voltou, vítima de um câncer que lhe devastou o ovário. Ainda que esse câncer sintomático lhe tenha minado a vida, traiçoeira e silenciosamente, não foi bem essa infâmia que a matou. A causa mortis apontou parada cardíaca.

Para uma advogada passional, para uma mulher que lembrava a rara orquídea roxa, faz sentido uma morte assim, de parada no coração. A vida da gente é estúpida, é certo, mas ao fim sempre guarda algum sentido. Um sentido que não sabemos se conseguimos realizar, doutora, neste espaço curto, nessa lembrança curta de quem a viu uma vez, mas jamais esqueceu de que seus olhos queimavam na gente feito urtiga.

***

Urariano Mota é natural de Água Fria, subúrbio da zona norte do Recife. Escritor e jornalista, publicou contos em Movimento, Opinião, Escrita, Ficção e outros periódicos de oposição à ditadura. Atualmente, é colunista do Direto da Redação e colaborador do Observatório da Imprensa. As revistas Carta Capital, Fórum e Continente também já veicularam seus textos. Autor de Soledad no Recife (Boitempo, 2009) sobre a passagem da militante paraguaia Soledad Barret pelo Recife, em 1973, e Os corações futuristas (Recife, Bagaço, 1997). Colabora para o Blog da Boitempo quinzenalmente, às terças.

http://boitempoeditorial.wordpress.com/2011/04/19/mercia-advogada-de-todas-as-horas-coluna-do-urariano-mota/

Tarso Genro e "Mitos e realidades sobre a Coreia"

Pessoal, estaremos na Coreia do Sul entre 27 de maio e 4 de junho visando intensificar as relações comerciais do país com nosso Estado. Confiram o artigo que escrevi: "Mitos e realidades sobre a Coreia"
www.estado.rs.gov.br
Hoje a Coreia é apresentada como um bom exemplo de desenvolvimento econômico, educacional e social. E é. Mas é um exemplo, não um modelo. Cada país deve sempre ser capaz de reinventar os bons exemplos alheios, sob pena de que a transmissão...
 
Fernanda Tardin eu tô sempre antenada nos passos do Tarso.... pra mim, Lula fala por ele, um digno representante de esquerda, de fato.
 
Paulo De Tarso Carneiro
 Eu e muitos outros brasileiros, estamos cansados de viagens turísticas de muitos governantes e parlamentares. Não é o caso do Governador Tarso Genro. Ele tem passado de administrador, ocupou diversos ministérios e, em todas as ocupações, demonstrou sobriedade e respeito à coisa pública. Ir à Coréia é conhecer a metoddologia de trabalho do governo com a sociedade, tanto no que se refere à educação, mas, muito mais, qual foi o papel do Estado coreano no incentivo ao desenvolvimento econômico, social e integrado. Creio q tenhaas lido o texto q Tarso publicou na ZH abordando a política coreana de investimentos em todas as áreas. Neste texto ele desmasara a propaganda neo-liberal de que temos q copiar modelos q eeles, a mídia, julga q é o correto. A viagem internacional só é turismo qdo visa objetivos propagandísticos do indivídduo, não no caso do Governador do RS.Tarso está indo muito bem e deve continuar assim.
 
 

Reflexões de Fidel Castro: Os debates do Congresso

Reflexões de Fidel Castro: Os debates do Congresso

O comandante da Revolução Cubana, Fidel Castro, comenta os trabalhos do 6º Congresso do Partido Comunista Cubano, iniciado no último sábado (16). Fidel enaltece a nova geração de comunistas cubanos e assinala sua responsabilidade: "É dever da nova geração de homens e mulheres revolucionários ser modelo de dirigentes modestos, estudiosos e incansáveis lutadores pelo socialismo".

Escutei neste domingo, às 10 da manhã, os debates dos delegados ao 6º Congresso do Partido.

Eram tantas as Comissões que, como é lógico, não pude escutar todos os que falaram.

Eles estavam reunidos em cinco Comissões para discutir numerosos temas. Eu também aproveitava os intervalos para respirar com calma e consumir algum energético de origem agrícola. Eles seguramente o faziam com mais apetite por seu trabalho e sua idade.

Assombrava-me a preparação desta nova geração, com tão elevado nível cultural, tão diferente da que se alfabetizava precisamente em 1961, quando os aviões ianques de bombardeio, em mãos mercenárias, atacavam a Pátria. A maior parte dos delegados ao Congresso do Partido era criança ou não tinha nascido.

Não me importava tanto o que diziam, mas a forma como diziam. Estavam tão preparados e era tão rico seu vocabulário, que eu quase não os entendia. Discutiam cada palavra, e até a presença ou a ausência de uma vírgula no parágrafo em debate.

Sua tarefa ainda é mais difícil que a assumida por nossa geração quando se proclamou o socialismo em Cuba, a 90 milhas dos Estados Unidos.

Por isso, persistir nos princípios revolucionários é, a meu juízo, o principal legado que podemos deixar-lhes. Não há margem para o erro neste instante da história humana. Ninguém deve desconhecer essa realidade.

A direção do Partido deve ser a soma dos melhores talentos políticos de nosso povo, capaz de enfrentar a política do império que põe em perigo a espécie humana e gera bandidos como os da Otan, capazes de lançar em apenas 29 dias, desde o inglório “Odisseia do Amanhecer”, mais de 4 mil missões de bombardeio sobre uma nação da África.

É dever da nova geração de homens e mulheres revolucionários ser modelo de dirigentes modestos, estudiosos e incansáveis lutadores pelo socialismo. Sem dúvida, constitui um difícil desafio, na época bárbara das sociedades de consumo, superar o sistema de produção capitalista, que fomenta e promove os instintos egoístas do ser humano.

A nova geração está chamada a retificar e mudar sem vacilação tudo o que deve ser retificado e mudado, e seguir demonstrando que o socialismo é também a arte de realizar o impossível: construir e levar a cabo a Revolução dos humildes, pelos humildes e para os humildes, e defendê-la durante meio século da mais poderosa potência de todos os tempos.

Fidel Castro Ruz
17 de abril de 2011
20h33

Fonte: Prensa Latina
Tradução: José Reinaldo Carvalho

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=152155&id_secao=7



From: "Max Altman" Foto tomada de Cubadebate 

5 passagens do discurso do presidente Raúl Castro de encerramento do VI Congresso do Partido Comunista Cubano - - Enviado por Rede Castor




 


1 - "Sem a menor intenção de chovinismo, considero que Cuba está entre o reduzido número de países do mundo que contam com as condições para transformar seu modelo econômico e sair da crise sem traumas sociais porque, em primeiro lugar, temos um povo patriótico, que se sabe poderoso pela força que representa sua unidade monolítica, a justeza de sua causa e preparação militar, com elevada instrução e orgulhoso de sua história e raízes revolucionárias."

2 - "Apesar do aceitável comportamento obtido até agora na entrega de terras ociosas em usufruto, ao amparo do Decreto-Lei 259 de 2008, ainda persistem milhares e milhares de hectares de superfície cultivável esperando por braços dispostos a dela extrair os frutos que tanto a população e a economia nacional demandam e que podemos colher em nossos campos para substituir as cada vez mais custosas importações de muitos produtos, que hoje beneficiam fornecedores estrangeiros, em lugar de nossos camponeses."

3 - "Para alcançar êxito, o primeiro que estamos obrigados a modificar na vida do Partido é a mentalidade, que como barreira psicológica, segundo minha opinião, é o que mais trabalho nos dará a superar, ao estar presa durante longos anos aos mesmos dogmas e critérios obsoletos. Também será imprescindível retificar erros e conformar, sobre a base da racionalidade e firmeza de princípios, uma visão integral de futuro em prol da preservação e desenvolvimento do Socialismo nas atuais circunstâncias."
4 - " Em matéria de política de quadros, com a eleição do novo Comitê Central, seu Secretariado e o Birô Político, apresentados na manhã de hoje, 19 de abril, demos um primeiro passo para cumprir o que acordamos no Congresso, mui especialmente no que se refere a iniciar um processo gradual de renovação e rejuvenecimento da cadeia de cargos políticos e estatais, a um tempo em que se melhorou, de maneira substancial, a composição racial e de gênero. O Comitê Central é integrado por 115 membros, dos quais 48 são mulheres, 41.7 por cento, o que mais que triplica a proporção alcançada no congresso anterior, que foi de 13.3 por cento. Os negros e mestiços são 36, crescendo em 10 por cento sua representação, que ascende agora a 31.3 por cento."
5 - "O companheiro Fidel Castro Ruz, fundador e Comandante em Chefe da Revolução Cubana, nos deu o primeiro exemplo de atitude consequente nesta matéria, ao solicitar expressamente não ser incluído na candidatura ao Comitê Central. Fidel é Fidel e não precisa de cargo algum para ocupar, para sempre, um lugar culminante na história, no presente e no futuro da nação cubana. Enquanto tiver forças para fazê-lo, e afortunadamente se encontra na plenitude de seu pensamento político, desde sua modesta condição de militante do Partido e soldado das ideias, continuará contribuindo com a luta revolucionária e aos propósitos mais nobres da Humanidade. No que a mim diz respeito, assumo minha última tarefa, com a firme convicção e compromisso de honra de que o Primeiro Secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba tem como missão essencial e sentido de sua vida: defender, preservar e continuar aperfeiçoando o Socialismo e não permitir jamais o regresso do regime capitalista."

YouTube - Lula e a Reforma Politica

YouTube - Lula e a Reforma Politica: "http://youtu.be/ToaicrEhNy0

Nota: Lula não faz menção a lista fechada e conclama defendendo a sociedade ao debate.

CONVOQUEMOS O PLEBISCITO CERTO. PARA QUE ANGRA NÃO VIRE FUKUSHIMA

Como escritor e jornalista, Carlos Heitor Cony é dos melhores que temos.

Algumas atitudes do homem foram decepcionantes, mas ninguém é perfeito. Suas avaliações de assuntos que não o envolvem pessoalmente continuam sendo das mais consistentes. Portanto, devem ser lidas e consideradas.

Como a da coluna desta 3ª feira (19), Os plebiscitos, na qual faz restrições à proposta de um referendum sobre o uso e a venda de armas, contrapondo-lhe um problema em que a consulta aos cidadãos se faz realmente necessária e premente:
"O governo promete ampliar a energia nuclear concluindo Angra 3 e construindo mais quatro usinas, isso numa época em que países mais industrializados, como a Suécia e a Itália, estão desativando seus programas nucleares. O governo da Alemanha também estuda a possibilidade de reduzir ou acabar com suas usinas.

O investimento é vultoso (pelo menos R$ 8 bilhões cada uma) e os riscos de um acidente como o de Three Mile Island (1979), de Chernobil (1986) e, agora, o de Fukushima, cujos efeitos ainda estão se manifestando, exigem uma consulta popular justamente num país que tem numerosos recursos naturais para gerar energia, como as hidrelétricas, além de opções que a tecnologia vai criando sem cessar, como a eólica, a solar etc.

Tamanha verba poderia ser em parte aplicada num programa para tornar mais seguras as usinas que temos em Angra dos Reis (RJ), onde ainda não há condições de retirada imediata da população.

Um acidente de grande proporção no litoral fluminense colocaria em risco as duas maiores cidades brasileiras, além de causar devastação em várias cidades próximas.

Um plebiscito daria ao governo e à sociedade uma orientação mais democrática sobre o programa de energia nuclear, importante demais para ser da agenda exclusiva de técnicos e funcionários" [o grifo é meu].
A mesma preocupação, aliás, já havia sido manifestada pelo maior jurista brasileiro vivo, Dalmo de Abreu Dallari:
"A tragédia sofrida pelo povo japonês deve servir de alerta, estimulando a busca de outras fontes de energia, para atendimento das necessidades básicas das populações do mundo, mas também influindo para que se faça ampla divulgação dos aspectos básicos das opções existentes, informando o povo e dando-lhe a possibilidade de acompanhar as discussões e, mesmo, de participar das decisões sobre o assunto".
O plebiscito sugerido por Cony daria, exatamente, ao povo "a possibilidade de acompanhar as discussões e, mesmo, de participar das decisões sobre o assunto".

Nem preciso dizer que concordo em gênero, número e grau com ambos, Cony e Dallari.

Também não preciso dizer que tal proposta  encontrará resistência imensamente maior que a do plebiscito sensacionalista sobre as armas,  por colocar em xeque um programa que pode ser dos mais perigosos para o povo brasileiro mas propicia vultosos ganhos para grandes empresas, as quais o defenderão com unhas, dentes e  o$  argumento$ de $empre.

Nem mesmo as greves de fome de D. Flávio Cappio conseguiram impedir que se desperdiçassem recursos públicos e atentasse contra a natureza para atender aos interesses do agronegócio na região do rio Sâo Francisco.

As cartas de Angra, também embaralhadas a gosto dos interessados, valem R$ 8 bilhões cada. Será necessária uma enorme pressão para desfazer tal jogo.

Com a palavra os parlamentares que honram o seu mandato, as ONG's, a imprensa e as redes sociais.

: o INDIO e os OPRESSORES - abaixo a ditadura que no...

: o INDIO e os OPRESSORES - abaixo a ditadura que no...: "Imagem feita no Multirao para reconstruir aldeia Indigena de Aracruz- ES, destruida por liminar impetrada pela Aracruz Celulose para que ..."

o INDIO e os OPRESSORES - abaixo a ditadura que nos oprime.

Imagem feita no Multirao para reconstruir aldeia Indigena de Aracruz- ES, destruida por liminar impetrada pela Aracruz Celulose
para que todo dia seja dia de Indio, de branco, de negro,.... de GENTE, abaixo a opressao e a criminalização social pelos opressores. (a imagem cartaz feito pela multi nacional ARACRUZ CELULOSE para avançar em terras de reserva indigena. ATE QUANDO permitiremos isto? )

os apoiadores que assinam o out door da ARACRUZ, do fascismo são integrantes da ONG EMPRESARIAL ES em Ação e maiores financiadores de campanhas politicas

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Relaxa e GOZA : a agua que passarinho não bebe mas TUCANO ...


clip_image001
Banner criado pelo @cleversonlima
 
E no Facebook
clip_image002
clip_image003

E no Twitter
clip_image005
Eu bebo sim
giulianoamaro @maria_fro E como 1o programa social o "Minha Praia, minha Vida". AMPLIANDO MAIS ainda esse programa social dele em Angra.
clip_image006
Monica Fortes
PSDBÊBADO não tem dono! #AecioDevassa
clip_image007
Renata Garcia
Com #AecioDevassa bêbado e sem carteira, FHC volta a dirigir P$DB kkkkkkkkkkkkkk
clip_image008
gnueverton
Sou a favor do #aeciodevassa, pelo menos em 2014 teremos o "Cerveja para todos", novo programa social do governo...
clip_image010
Marcelo Idiarte
RT @maria_fro: RT @Ro_anna: RT @HelenLima13: Aécio se defende: “Minha vida é um litro aberto.” #aeciodevassa
clip_image011
Cintia BL
@maria_fro PSDB = Partido do Senador Dirigindo Bêbado
clip_image012
Anderson Santos
RT @larissafreitasc: Aécio provou que está preparado para dirigir o Brasil. #aeciodevassa
clip_image013
Nazarethamaral
RT @maria_fro: Vai ser a piada do dia RT @michaelrosa13: @maria_fro Em nota, Aécio diz que está 'zuzo bem'.
clip_image014
Daniele Barizon
Vote 51. Vote Senador Aécio Neves. Pela diminuição do preço do álcool.
clip_image015
Peru que fala
Parece que o Aécio vai mudar o nome pra AÉCIO BEBES #aeciodevassa
clip_image015[1]
Peru que fala
 Enviado por Carceroni